top of page

Artigo comentado: Laticínios e risco de endometriose


Meta-análise sistemática para investigar a associação entre produtos lácteos e o risco de endometriose e meta-análise dose-resposta para avaliar a quantidade de ingestão de laticínios que afeta o risco de endometriose. Importante ressaltar que pesquisadores levantaram a hipótese de que a ingestão de laticínios pode reduzir o risco de endometriose, porém com base em estudos atualmente limitados, essa hipótese não foi bem estabelecida. Meta-análise( + relevantes no meu ponto de vista) 4 estudos, 2.328 casos relataram a associação entre a ingestão total de produtos lácteos e o risco de endometriose. Em comparação com a baixa ingestão de laticínios, as mulheres com alto consumo de laticínios teriam um risco reduzido de endometriose.

3 estudos contendo um total de 2.250 casos foram incluídos na meta-análise dose-resposta. A ingestão total de laticínios foi inversamente associada ao risco de endometriose.

5 estudos envolvendo 2.765 casos relataram a associação entre a ingestão de produtos lácteos e o risco de endometriose. Nenhuma evidência significativa sugeriu que a alta ingestão de leite estava associada ao risco de endometriose em comparação com a baixa ingestão de leite. 4 estudos contendo um total de 2.677 casos foram incluídos na meta-análise dose-resposta. A ingestão de leite tendeu a ser inversamente associada ao risco de endometriose. Especificamente, com o aumento da ingestão de leite, o risco de endometriose diminuiria significativamente quando o consumo de leite fosse ≥18 porções/semana . 5 estudos envolvendo 2.765 casos, a associação entre a ingestão de queijo e o risco de endometriose. Em comparação com a baixa ingestão de queijo, as mulheres com alta ingestão de queijo podem ter um risco reduzido de endometriose.

4 estudos contendo um total de 2.677 casos foram incluídos na meta-análise dose-resposta. A ingestão de queijo foi inversamente associada ao risco de endometriose. Especificamente, à medida que a ingestão de queijo aumentava, o risco de endometriose tendia a diminuir significativamente o risco de endometriose quando a ingestão de queijo era ≥2 porções/semana 3 estudos incluindo 1.173 casos sugeriram que mulheres com alto consumo de manteiga podem ter um risco aumentado de endometriose em comparação com o baixo consumo de manteiga.

No geral, a ingestão de produtos lácteos( leite e queijo) está associada a uma redução da endometriose, com efeitos significativos quando a ingestão diária média ≥3 porções. No entanto, a alta ingestão de manteiga pode estar associada ao aumento do risco de endometriose. Acredito que fatores como tipo de queijo/leite e teor de gordura sejam significativos.


Mais estudos futuros são necessários para validar esses achados.

E minha conduta continua a mesma, avaliar cada mulher individualmente, intolerâncias, alergias e sinais/sintomas.


Referência: DOI: 10.3389 fnut.2021.701860

Comments


bottom of page