Motivos para carência: perda de sangue e/ou má alimentação.
Cerca de 1/3 da população tem carência de ferro!!!
Exemplos:
- Pessoas que se submeteram a cirurgias ou com hemorroidas que sangram com frequência.
-Bariátricos ou retirada de parte do estômago por câncer, pode reduzir a absorção do ferro devido a diminuição da acidez.
-Verminoses podem comprometer a absorção e ocasionar micro sangramentos intestinais.
-Obesidade, pois a inflamação prejudica a absorção.
-Menstruação.
-Baixo consumo alimentar.
O que acontece no nosso corpo?
Palidez, queda do sistema imunológico, queda de cabelo e alterações nas unhas.
Cansaço, tontura, fraqueza e falta de apetite, dificuldade ao acordar e as vezes tristeza pela diminuição de neurotransmissores.
Atletas: O ferro é fundamental na produção de energia e contração muscular, no exercício o músculo não consegue ficar ativo por muito tempo causando náuseas e dores musculares.
Dicas de bom aproveitamento de ferro:
Utilize condimentos naturais, que são fontes excelentes do mineral: tomilho, manjericão, hortelã, coentro, cúrcuma, louro, orégano, alecrim, salvia, salsa, páprica. ( está na ordem decrescente).
Utilize alimentos ricos em vitamina C, frutas e hortaliças são os que mais apresentam. Junto com as leguminosas e cereais promove uma boa interação entre vitamina C e ferro.
Não beba chá preto, cacau, café, e chás de ervas perto das refeições. Consuma 1 hora antes ou 3 horas depois. Incrivelmente que em restaurantes oferecem chocolate quente, café e chás.
Evite laticínios, leite e ovos nas refeições ricas em ferro. Os ovos possuem proteínas caseinofosfopeptídeos que atrapalham a absorção.
Reduza o ácido fitico das leguminosas fazendo corretamente o remolho.
Não tome antiácidos de maneira indiscriminada.
A panela de ferro pode sim ser usada e ter benefícios.
Capriche nos alimentos integrais e naturais, as fibras promovem um meio intestinal mais ácido e favorecem a absorção de ferro.
beijos da Nutri!
Comments